terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cãibras na Corrida - causas, como evitar, o que fazer



  É um espasmo localizado e involuntário dos músculos, de curta duração e doloroso e geralmente se manifesta na prática de uma atividade física se o esportista estiver pouco condicionado ou mal alimentado.

  São as cãibras que estão entre os maiores pesadelos dos corredores.
  Muitos são os depoimentos de atletas profissionais e amadores relatando pelo menos um caso de cãibra durante a realização de uma competição. Ocorrem principalmente nos braços e pernas, sendo as mais frequentes as cãibras nas panturrilhas.

  A cãibra pode ocorrer em um momento de relaxamento, normalmente à noite, após uma atividade física. Mas momentos de esforço muscular intenso também ocasionam o surgimento deste espasmo. Confira outras causas:
- Desidratação (provas longas);
- Alterações hidreletrolíticas (perda de cálcio e magnésio);
- Falta de sódio;
- Fratura ou stress ósseo (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente);
- Alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, anemia, alcoolismo e hipoglicemia)
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas;
- Longos períodos de inatividade;
- Deficiência de vitaminas (principalmente B1, B5 e B6).

  O que fazer para evitar câimbras:
- Ingestão de frutas (banana, morango, mamão, água de coco, melancia), verduras (verde escuras - couve, espinafre, brócolis), legumes, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), cereais integrais (arroz integral, aveia), nozes e castanha do Pará.
- Corredores têm grande perda de sódio e líquidos pelo suor, por isso, em atividades acima de uma hora ou em ambientes muito quentes é fundamental, além da ingestão de dois a três litros de água diariamente, o consumo de bebida isotônica para reposição de sódio.

  O que fazer quando sentir câimbras: 
- Relaxar a musculatura, massageando a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área;
- Alongar depois de passado os sintomas mais fortes, pois durante as fortes contrações, o alongamento pode causar lesões nas fibras musculares;
- Recuperar-se adequadamente. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora. 

Fonte: globo.com e site ativo