terça-feira, 10 de junho de 2014

Mitos e verdades sobre suplementos para melhorar resultados em atividades físicas



Mitos e verdades sobre suplementos para melhorar resultados em atividades físicas 

A busca por componentes extra-alimentares está cada vez mais usual entre os praticantes de atividades aeróbicas e de musculação. Entretanto, especialistas alertam
sobre os exageros, produtos não liberados ou até mesmo impróprios para alguns atletas, sejam profissionais ou amadores.

A tendência crescente de uma maior preocupação com o corpo está impulsionando o mercado de academias em geral. De acordo com o Serviço Brasileiro de apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Brasil já é o segundo maior mercado de fitness, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Na retaguarda desse crescimento está o mercado de suplementos.

Veja o que é mito e o que é verdade acerca de alguns dos principais suplementos consumidos no mercado. As informações são do site da Abril:

Creatina pode fazer mal
Verdade – Considerado um dos suplementos mais utilizados para oferecer força ao atleta, a creatina pode, dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos.

Ao longo do tempo, os suplementos podem deixar de fazer efeito
Mito – Na verdade, o treino deve ser regularmente alterado para causar estímulo aos músculos. Muitas vezes, o suplemento também requer ajuste de dose. Por isso, a necessidade de um profissional especializado.

Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)
Verdade – O principal papel dos BCAA’s é a recuperação de lesões musculares, formadas durante um treino intenso de musculação. Porém, ele pode alterar o nível de serotonina, substância que, na sua falta, pode alterar o humor, sono e uma série de outros problemas emocionais. Portanto, pacientes que fazem tratamento para depressão podem ter contraindicação de uso desse suplemento.

Whey protein é eficaz
Verdade – É um mix de aminoácidos que pode contribuir para o aumento da massa magra e, consequentemente, da força. Ele é considerado um dos meios de crescimento muscular mais saudável, pois geralmente é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. No entanto, além do suplemento, o treino supervisionado é fundamental.

Eu tenho uma dieta extremamente balanceada, então não preciso de suplementos
Mito – Dependendo do treino, ou seja, atletas de elite ou atletas recreacionais com treino “puxado” precisam do suplemento, uma vez que dificilmente essas pessoas adquirem tudo o que necessitam através dos alimentos.

Chá verde queima gordura
Verdade – No chá verde, há substâncias que aceleram a lipólise, quebra da gordura, que se encontra acumulada no tecido adiposo. No entanto, é preciso cautela, especialmente em pacientes com pressão alta, pois, dependendo da dose, o chá verde pode estar associado ao aumento da pressão.

Os suplementos otimizam a força dos músculos, mesmo sem treino
Mito – Para desenvolver a musculatura, é necessário o estímulo, que vem do treino. O suplemento será o substrato necessário para a hipertrofia da célula. Por isso, sem treino, não há lugar para o suplemento.

Nosso corpo produz o ômega-3 que necessitamos

Mito – O ômega-3 é um nutriente essencial, ou seja, só adquirido através da dieta. O organismo não produz ômega-3, por isso, é necessário ingerir fontes deste nutriente (peixes, frutos do mar, algumas sementes).

Fonte: Abril