sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Dicas para Corredores de Trail Run



1 – Fortalecimento muscular: o ideal é procurar um profissional com experiência em fortalecimento muscular de corredores com algum conhecimento de trail run. Trabalham os
grupos musculares mais utilizados na atividade vai lhe poupar tempo e energia. Fortalecer membros inferiores e o core (paravertebrais, glúteos e abdômen) voa lhe proporcionar uma boa subida.

2 – Escadas: treinos de subida em escada fortalecem os membros inferiores e melhora o fôlego. Nas escadas você consegue simular trechos de subida que não se consegue achar nos treinamentos outdoor. Bom treino para os trechos da prova em que você certamente não poderá correr.

3 – Postura nas escadas: atenção redobrada no terreno para evitar surpresas. Além disso, a postura é um diferencial. Evite descer com as pernas muito afastadas, desça com elas semiflexionadas e com os braços um pouco afastados, aumentando assim sua base de equilíbrio.

4 – Equilíbrio: para descer bem as trilhas abuse nos exercícios de equilíbrio em plataformas, bozu e de propriocepção. Eles fortalecem os joelhos e os tornozelos, que são extremamente exigidos nas descidas fortes.

5 – Subida: aprenda a manter a percepção do seu esforço e mantenha a constância sem se preocupar com o pace. Em provas de montanha isso não vale muito. Saber interpretar sua sensação de esforço é mais importante e útil nas trail runs.

6 – Passada: na subida mantenha sempre uma passada curta e não hesite em caminhar caso seja necessário. Em muitos casos, especialmente nas subidas íngremes, a caminhada é mais eficiente que a corrida. Ela a faz poupar especialmente a panturrilha, permitindo que você corra bem quando o terreno o permitir.

7 – Equipamento: esteja sempre com o equipamento apropriado e dê uma atenção especial ao tênis. Faça a opção pela “tração nas quatro rodas” que vão te dar segurança e estabilidade no barro e em trilhas molhadas ou úmidas.

8 – Respeito: nenhuma prova é uma guerra e nenhum corredor é seu inimigo, portanto sempre dê passagem a um corredor mais rápido. Se a trilha for apertada, pare e o deixe passar. Um dia você é o mais lento, mas num outro dia você poderá ser o mais rápido.



 Fonte: Move i