segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comendo para se recuperar da corrida!




    Ao completar uma corrida forte, muitas fibras musculares das pernas ficam lesionadas; fica-se pelo menos levemente desidratado e os níveis de glicogênio nos músculos caem. A alimentação é exigida para corrigir todos esses desequilíbrios fisiológicos. A proteína é necessária para
recuperar e recompor os músculos, o liquido para reidratar, e os carboidratos para reabastecer os suprimentos de combustível muscular.


   Estudos mostram que para favorecer a recuperação pós corrida é necessário consumir proteínas, carboidratos e líquidos até 1 hora após cada corrida. Eis alguns bons lanches, refeições ligeiras e suplementos para o pós treinamento:

  • Whey Protein batido com suco de frutas: necessário após o exercício. Combinado  de rápida absorção pelo organismo humano.
  • Leite semi desnatado: estudos mostram que o leite é uma forma especialmente eficiente de alimentação pós exercício.
  • Barras de Cereais Energéticas com água: práticas e bem formuladas para recuperação pós exercício.
  • Bebidas Isotônicas (gatorade): taxa de carboidratos e proteínas na proporção 4/1 mostram estender a resistência, a velocidade da recuperação muscular e aumentar a reidratação. 
    Manter uma dieta rica em antioxidantes e gorduras Ômega - 3 também ajudará os músculos a se recuperarem mais rápido após as corridas. Grandes quantidades de radicais livres são liberadas das células dos músculos lesionados através de um processo inflamatório após as corridas. Importantes alimentos que são excelentes antioxidantes: feijão, kiwi, morango, brócolis, ameixas, salmão, linhaça e maçã. 

   Dormir é outro fator importante para a recuperação muscular. A maioria dos tecidos musculares se recupera durante o sono.